Alimentos Veganos com Proteína Vegetal

Alimentos Veganos com Proteína Vegetal

Última Atualização 13 de janeiro de 2023 por Gabi Carvalho

Alimentos Veganos com Proteína Vegetal: Aprenda quais os alimentos veganos Ricos em Proteína Vegetal para auxiliar nutrir seu corpo e melhorar sua performance esportiva.

Proteína para Veganos

O atleta vegano entende que a proteína vegetal é a chave para um corpo mais musculoso e preparado para superar seus limites e alcançar seus objetivos.

No caso de atletas veganos, a busca por alimentos veganos ricos em proteína se torna fundamental se existe interesse em uma dieta vegana para musculação, academia ou ganho de massa muscular.

[mc4wp_form id=”1444″]

Alimentos Veganos Com Proteína

Se você está buscando substituir os produtos de origem animal da sua dieta mas não sabe onde encontrar proteínas de origem vegetal , nesse artigo vamos mostrar que não só é possível, como também é fácil.

Todos os aminoácidos essenciais são encontrados em abundância no reino vegetal, e melhor ainda, as proteínas vegetais são isentas de colesterol e ricas em fibras.

Mas uma dieta vegana para ganho de massa muscular, tem seus segredos, e muitos fisioculturistas descobriram que a melhor opção para uma dieta vegana proteica para atletas podem ser encontradas de forma simples, abundante e barata em alimentos vegetais.

As proteínas são responsáveis pelo crescimento e pela reparação de tecidos, o que contribui para a formação de novas células musculares.

Você até pode comprar suplementação para veganos ou proteína vegana em pó (Vegan Whey Protein), e isso pode acelerar seus ganhos, mas a melhor e mais segura fonte de proteína vegana está nos alimentos vegetais, e você pode ajustar sua alimentação para uma dieta vegana proteica.

Então, vamos conhecer os alimentos veganos ricos em proteína vegetal:

Proteínas Vegana

Qual Melhor Proteína Vegana (Proteína Vegetal)

Embora a proteína animal tenha um alto valor biológico, alguns vegetais também são ótimas fontes desses aminoácidos, o que fazem deles ótimos aliados na hora do treino.

Mas como os veganos não consomem proteínas de origem animal, precisam buscar a proteína em fontes vegetais.

Além disso, precisam investir em uma dieta variada e bem equilibrada, para garantir a ingestão de todos os aminoácidos essenciais.

Crie Músculos com Alimentos Veganos Ricos em Proteína

Como Obter Massa Muscular com Proteína Vegetal

Conheça os alimentos vegetais ricos em proteína que são fundamentais na dieta de quem pratica esportes, atletas e fisioculturistas, pessoas que precisam ingerir maiores quantidades de proteína para criar e recuperar músculos com mais intensidade.

Feijão e Arroz

Essa combinação além de tradicional é perfeita e contém todos os aminoácidos que nosso organismo precisa.

O arroz é rico em metionina e pobre em lisina, já o feijão é rico em lisina e pobre de metionina. Dessa forma, o corpo fica abastecido dessas duas substâncias. E mais: o arroz tende a elevar as taxas de açúcar no sangue, já o feijão retarda esse efeito, o que mantém a glicose estável. Dê preferência ao arroz integral, que é rico em fibras e diversos outros nutrientes.

Quinoa

A quinoa é um grão que fornece nove aminoácidos essenciais para o nosso organismo. É uma fonte de proteínas vegetal comparável ao leite e tem a vantagem de ser extremamente versátil. Essa é uma ótima substituição ao arroz, além de poder acompanhar frutas, e ser ingrediente de receitas de pães, bolos e tortas. Cada porção de 100g fornece 12g de proteína vegetal.

Aprenda como obter Proteína e os Melhores Nutrientes de Alimentos 100% Veganos

Aveia

A aveia é rica em triptofano, um aminoácido que possui diversas funções no nosso organismo, como reduzir a vontade de consumir carboidratos, auxiliar no emagrecimento, controlar o apetite, estimular a produção de GH (hormônio do crescimento). Adicione aveia em frutas e torne-a muito mais nutritiva e saudável. Cada porção de 100g fornece 15g de proteína vegetal.

Semente de abóbora

A semente de abóbora é uma fonte rica de lisina, um dos aminoácidos essenciais encontrado normalmente na proteína animal. Esse é um alimento fundamental na dieta dos veganos.

Chia

A chia é rica em ômega 3 e indicada em dietas de redução de peso pois proporciona saciedade. Pode ser consumida junto a saladas, frutas, na mistura de vitaminas etc. A cada porção de 100g, 17g são proteína.

Castanhas

As castanhas são ótimas fontes de proteínas, mas a castanha-de-caju merece destaque. Ela possui um aminoácido chamado arginina, que melhora desempenho durante a prática de atividades físicas e a capacidade de recuperação no pós-treino. Mas por serem oleaginosas, também são ricas em gorduras, e se consumidas em excesso, pode resultar em ganho de peso.

Folhas verde-escuras

Não abra mão de vegetais como a couve, brócolis e espinafre. Além de serem fontes de ferro e outros minerais e vitaminas, ainda são fontes de proteínas que, se combinados com outros alimentos, suprem a necessidade de todos os aminoácidos.

Soja

A soja é uma fonte completa de proteína. Dos 20 aminoácidos que nosso corpo precisa para funcionar bem, 11 deles o nosso corpo mesmo produz. Os outros nove estão presentes na soja e no seu extrato. Por isso, é um alimento fundamental para os veganos. Além disso é possível consumir itens derivados da soja como o tofu, o leite de soja a proteína de soja para incrementar sua dieta vegana.

Grão-de-bico

Grão-de-bico é um alimento poderoso, rico em ferro, zinco e triptofano (aminoácido essencial relacionado à produção da serotonina – hormônio da sensações de bem-estar). A cada porção de 100g, 9g são proteína vegetal.

Lentilha

A lentilha é um grão com alto teor de ácido fólico, ferro, potássio, vitaminas do complexo B e antioxidantes. É um alimento super nutritivo e faz muito bem para a saúde! Além disso, é rica em proteínas, ajuda a prevenir e combater a anemia, reforça o sistema imunológico, contribui para o controle da diabetes, prolonga a sensação de saciedade, protege o coração e os vasos sanguíneos e ainda regula a pressão arterial. A cada porção de 100g, 9g são proteína vegetal.

Amendoim

Conhecido pelo alto teor calórico, traz diversos benefícios para uma vida mais saudável, auxiliando inclusive na perda de peso se consumido de forma correta.

O amendoim ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares pois diminui os níveis de colesterol ruim no sangue. Pode ser consumido torrado, em pasta, moído como paçoca).  A cada porção de 100g, 26g são proteína vegetal.

Goji berry

A Goji berry se destaca por ser rica em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames e ajuda a emagrecer.

Além disso, a Goji Berry tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro.

Também é considerada uma superfruta pois contém 19 aminoácidos (incluindo os oito essenciais que o nosso organismo só consegue adquirir por meio da alimentação). Além de saborosa, é ideal para quem busca uma alimentação funcional, pois é fonte de vitamina C, que ajuda na queima de gorduras, e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo e, consequentemente, aumentam os níveis de energia do corpo.

Germe de trigo

O germe de trigo é a parte mais nutritiva do trigo. Suas fibras melhoram o funcionamento do intestino e promovem a saciedade. Além de ser fonte de proteínas, que repara tecidos e regula os níveis de energia no corpo.

gérmen de trigo é rico em proteínas. Contém uma boa quantidade de ferro e potássio. Outros nutrientes encontrados no gérmen de trigo são: riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1, B3, B6, ácido fólico e vitamina E.

Gergelim

O gergelim é uma semente extremamente rica em cálcio (8 vezes mais cálcio que o leite de vaca!). Com uma gama de nutrientes, como Ferro, Cálcio, Tripfotano, muitas fibras, Cobre, Magnésio, Vitaminas do complexo B, Fósforo e Proteínas, o gergelim traz muitos benefícios para a saúde.

Pode ser consumida junto com pães, saladas, cereais etc. Cada porção de 100g fornece 21g de proteína.

Cogumelos

Cogumelos são ricos em vitaminas do complexo B, sais minerais, ácido fólico, triptofano, selênio, cobre, potássio, fósforo, zinco, manganês, magnésio, ferro, cálcio e fibras. Fonte de antioxidantes, ele fortalece o sistema imunológico.

Existem diversas espécies de cogumelos comestíveis e cada uma delas é rica em substâncias importantes para a saúde e que podem até mesmo ajudar a prevenir doenças graves.

Os cogumelos possuem Ação antimicrobiana, Ação antioxidante, Diminui o colesterol, Combate o diabetes, são ricos em ácido fólico, são indicados para quem tem doenças na tireoide

Possuem baixo teor de carboidratos e gorduras. A cada porção de 100g, 4g são proteína.

Dieta Vegana Crie Músculos com Alimentos Veganos Ricos em Proteína

Como obter proteína vegetal?

Como obter proteína vegetal


Uma dieta com alimentos densos em nutrientes de alta qualidade é a chave para a construção muscular, além de fornecer muita energia para seu dia e seus treinos;

Existe uma grande variedade de alimentos recheados de nutrientes e proteína vegetal, mas é preciso conhecer quais alimentos são esses e qual a melhor forma de conseguir esses nutrientes.

Existe uma série de segredos que os fisioculturistas veganos usam para obter esses nutrientes e conseguir resultados incríveis.

Para aprender mais sobre alimentos veganos e nutrição, conheça a Dieta para Hipertrofia para Veganos, que ensina como construir músculos com uma dieta 100% vegana.

Treino e Curso Emagrecimento e Hipertrofia Muscular