Aprenda Como Perder Peso de Vez (para perder barriga)

Última Atualização 4 de fevereiro de 2023 por Gabi Carvalho

Como perder peso para entrar em forma de vez. Como perder peso.

Como perder peso para entrar em forma de vez e perder a barriga!

Como perder peso para entrar em forma e ficar com o corpo que sempre sonhou, você precisa entender como o processo funciona. Não é mágica, é lógica – mais especificamente a lógica do seu corpo.

Há um certo número de células adiposas em um corpo humano totalmente desenvolvido, que é fixado por hábitos alimentares durante a infância e adolescência. O número de células adiposas permanece o mesmo durante a vida adulta. O corpo usa essas células como bolsos para armazenar energia, ou seja, gordura. Ele não acessará essas células se tiver muita energia disponível de outras fontes, como a refeição anterior. 

A gordura armazenada nas células de gordura é então reservada para quando precisamos em caso de fome ou quando não conseguimos caçar e coletar. Este foi um grande mecanismo de autopreservação que deveria garantir nossa sobrevivência em um momento de nossa evolução, quando a comida era escassa. Com a evolução e a facilidade e conseguirmos alimentos e energia atualmente, isso não é mais o caso, claro.

Como hoje temos supermercado, não precisamos mais ‘caçar’ para ter acesso a alimentos em abundância, mas nossos corpos não foram avisados, e ainda armazenam e reservam cada pedacinho que não usamos – apenas no caso de ser necessário no futuro. Como resultado, temos que fazer dieta e exercícios para que possamos manter essas reservas de gordura em um nível saudável. 

Saiba Mais: Quer Emagrecer? Conheça o método de como eliminar de 5 a 10 kg nos próximos 12 dias e chegar ao peso ideal

Como perder peso para entrar em forma. Como perder peso.

Como o exercício funciona

Todo o propósito do exercício é adicionar um gasto extra de energia ao seu dia. A razão pela qual precisamos pensar ativamente sobre o exercício é porque nosso estilo de vida mudou drasticamente.

Nos movemos minimamente, já que tudo está otimizado para o gasto mínimo de energia. Nós dirigimos para ir na esquina, tomamos elevadores e escadas rolantes e até mesmo as nossas refeições estão sendo entregues à nossa porta. 

Muita coisa mudou desde os tempos dos caçadores-coletores, quando precisávamos correr quilômetros e lutar muito para pegar nossa comida, mas ainda temos os mesmos corpos que nossos ancestrais.  

Nós ganhamos muito peso pois não precisamos mais gastar tanta energia e o mecanismo que foi projetado para nos proteger está nos matando, porque, infelizmente, a evolução do corpo ainda não atualizou à evolução tecnológica.

Saiba Mais: Receitas Para Secar em 30 Dias

A ciência explica como perder peso e perder barriga

Quando estamos ativos, nosso metabolismo acelera porque temos necessidades energéticas mais altas. O corpo começa então a consumir combustível. Tudo o que você pode comer combina com o oxigênio para dar três compostos químicos: água, dióxido de carbono e trifosfato de adenosina (referido como ATP).

Alguns ATP são armazenados localmente nos músculos e estão disponíveis para queimar imediata (é por isso que nossos músculos podem exercer muita força sem ter que aquecer ou ter que esperar que a nossa respiração fique mais profunda e nosso suprimento de oxigênio aumente em nossa corrente sanguínea).

O ATP armazenado nos músculos queima rapidamente, o que significa que nossos corpos tem acesso a essa energia imediatamente.

  • carboidratos – armazenados como glicose no sangue, glicogênio hepático e glicogênio muscular. 
  • gordura – armazenada na corrente sanguínea, nos músculos e finalmente no corpo como gordura subcutânea. 
  • proteína – que é o tecido muscular. 

Toda vez que respiramos profundamente durante o exercício, esse processo ocorre dentro do nosso corpo. Quando exalamos o dióxido de carbono que exalamos é basicamente um subproduto que contém o peso real (isto é, a gordura) que perdemos, convertido em CO2. Se você já se perguntou como a gordura deixa seu corpo – você literalmente expira.

Saiba Mais: 235 Receitas Low Carb

Aprenda como perder peso com exercícios para perda de gordura e perder barriga

Ou seja, é fácil perceber que todo exercício funciona. Você pode muito bem fazer qualquer tipo de atividade que você goste e seguir um regime que você goste seja musculação ou aeróbico, corrida ou ciclismo, ioga ou dança, boxe ou artes marciais e você aumentará o gasto de energia para queimar todas as suas reservas. 

O quanto você queima por sessão dependerá de quão duro você trabalha, seu nível de condicionamento físico atual, sua idade – quanto mais velho você é, mais os sistemas de preservação trabalham além do tempo, e quanta massa muscular você carrega.

A frequência com que você varia seu treinamento também influencia na eficiência dessa queima de calorias. Ou seja, abuse dos exercícios, optando por atividades que lhe dão prazer, e proporcione queimas de calorias todos os dias.

Exercício para perda de gordura. Como perder peso.

Opção 1: Peso Corporal / Cardio

Qualquer sessão de treino que aumente o ritmo cardíaco e deixe-o sem fôlego é considerado um treino cardiovascular. Você pode fazer qualquer coisa de forma cardiovascular – até mesmo levantar pesos, se você fizer isso rápido o suficiente. 

Acelere qualquer coisa apenas o suficiente para o sistema cardiovascular do seu corpo ficar engajado e você entrará em uma zona de alta queima quando seu corpo estiver naturalmente usando mais recursos em um curto período de tempo. 

Sem qualquer combustível adicional (alimento) ele vai começar a cavar as reservas (células de gordura) durante a sua sessão e continuar a queimar um pouco mais alto por um tempo, acelerando o seu metabolismo. 

Como: Faça um treino de alta frequência para queimar o máximo de calorias. Conheça os três exercícios mais poderosos para isso:

Joelhos Altos: correndo na hora, deixando os joelhos bem altos, um único minuto desse exercício vai te tirar da sua zona de conforto.

Joelhos Altos

Polichinelos: o exercício cardio de alta frequência da sua infância. Ainda funciona. 

Polichinelo

Burpees: trabalha todo o seu corpo e leva o seu VO2 ao máximo. 

burpees

Mesmo flexões e agachamentos podem ser usados ​​para cardio, desde que você faça-os rápido o suficiente, então suas opções são ilimitadas. Use um número definido de repetições por exercício ou vá para o tempo e tente bater suas próprias estatísticas todas as vezes, transformando-as em uma sessão HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade). 

Para uma rotina pronta, vá para a página dos treinos, selecione as opções “alta queimadura / cardio” ou “intervalo de treinamento / HIIT” no filtro na parte inferior da página para obter treinos mais adequados para altas queima e perda de peso. Escolha qualquer um que você goste ou escolha aleatoriamente.

Apareça para as suas sessões e faça o melhor possível, seja qual for, no dia. Quanto mais você trabalha, mais energia você usa. No final do dia, é tudo sobre energia colocada em perder energia, desde que você também não se recompense com lanches extras, você verá resultados na maneira como você olha e sente. 

Opção 2: Cardio / corrida

Correr é uma opção de cardio econômica tradicional – tudo que você precisa é de uma rota e um par de tênis e você está pronto para ir. Sendo extremamente exigente fisicamente, é preciso um enorme gasto de energia e pode ajudá-lo a iniciar sua jornada de como perder peso e de como perder barriga

No começo, especialmente se você não estiver acostumado com isso, será um desafio e você se sentirá muito ofegante, e isso é perfeitamente normal – todo mundo passa por isso. Será mais fácil a cada nova corrida. Não importa em que forma você esteja agora, você pode se tornar um corredor regular e quem sabe até um ultra maratonista. 

Como: A maneira mais fácil de começar é seguir um programa iniciante ou escolher uma rota e explorá-la, ver até onde ela chegará. Comece pequeno e continue desafiando-se a uma maior distância e velocidades mais rápidas, e mantenha seu regime atualizado para continuar avançando.

Correr para perda de peso tem que ser variado e modificado para evitar um padrão que seu corpo possa reconhecer e adaptar. Se você sente que está passando pela sua corrida, você não está ofegante até o final – seu corpo está otimizado para isso e é hora de misturar as coisas.

A aceleração requer potência, o poder vem do músculo, por isso, se o seu objetivo final é a perda de peso (perder barriga), corridas mais longas ajudarão você a emagrecer e melhorar seu condicionamento físico. Se você tem coxas grossas, corridas longas e lentas (mais de 45 minutos) em um ritmo confortável ou jogs irão ajudá-lo a se livrar do volume. 

e melhorar seu condicionamento físico. Se você tem coxas grossas, corridas longas e lentas (mais de 45 minutos) em um ritmo confortável ou jogs irão ajudá-lo a se livrar do volume. 

Opção 3: construção de força

Cardio não é a única maneira de perder peso, levantar pesos ou fazer treinamento de peso corporal orientada a força é outra opção, especialmente se você eventualmente quiser ter músculos mais definidos ou simplesmente não gosta da parte “cardio” da musculação.

Todos nós temos músculos, mas todos nós carregamos uma quantidade diferente, quanto mais nós carregamos – mais nós queimamos. Os músculos são de manutenção extremamente elevada e farão com que o seu corpo queime mais energia ao longo do dia e duplique durante uma sessão de treino normal quando comparado naturalmente com alguém com menor massa muscular

Quanto mais músculo você ganha, mais gordura você perde quando se exercita e simplesmente continua o seu dia = cada movimento seu usa mais energia. Portanto, levantar pesos ou fazer qualquer outro tipo de treinamento de força não apenas ajudará você a ficar mais forte, mas também a emagrecer, perder barriga e entrar em boa forma. 

Como: O treinamento de força pode ser feito na academia ou em casa usando equipamentos ou seu próprio peso corporal. Flexões, pull-ups e agachamentos em casa vai começar, adicionando alguns equipamentos básicos de casa como halteres e um saco de areia irá levá-lo ainda mais longe. Regularmente levantar ou mover coisas pesadas ao redor – caixas cheias de livros ou móveis forçarão seu corpo a ganhar força muscular e desperdiçar energia das células de gordura quando estiver fora de outras fontes. 

Faça algo que exija força suficiente e regularmente o suficiente e seu corpo será forçado a mudar. O treinamento de força por 30 a 40 minutos todos os dias fará com que sua massa muscular aumente e suas necessidades energéticas também. Isso significa que você precisará de mais energia para realizar o seu dia do que precisava antes, por isso, se precisava de 1.800 calorias por dia para funcionar precisará então de 2200-2500. Se você comer menos do que o seu corpo precisa, vai começar a usar o seu tanque de combustível secundário de energia – suas células de gordura. 

O treino de força sozinho não lhe dará volume, não sem uma dieta rica em proteínas, o máximo que vai fazer é dar-lhe tom. Devido à falta de testosterona, as mulheres também não ficam hipertrofiadas somente fazendo treinamento de força. Se quiser construir músculos, o corpo humano requer material de construção muscular de qualidade, ou seja proteína, em quantidades suficientes.

Como perder peso? Coo perder barriga? Intensidade de treinamento

Intensidade de treinamento. Como perder peso.

Aumentar os representantes e a duração de seu treinamento é uma forma de aproveitar melhor seu treino, mas também significa que você estará gastando mais tempo treinando, o que nem sempre é uma opção. Às vezes, a única maneira conseguir encaixar mais exercícios em sua rotina é aumentar a intensidade de cada exercício.

É simples: arrume tempo e esforce-se para realizar todas as séries de seu treino programado. Você sempre vai ficar desafiado: você vai queimar mais e, em seguida, você vai continuar queimando durante todo o dia.

É por isso que o HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) é tão popular entre pessoas com estilos de vida ocupados. Ele permite que você queime mais em um curto período de tempo e, em seguida, continue a queimar um pouco mais tarde devido ao metabolismo acelerado. Isso requer que você trabalhe no limite absoluto de suas habilidades atuais – um ritmo confortável não é uma opção aqui.

Uma queima longa e constante, como corridas longas ou exercícios diários casuais, mas constantes, é outra maneira de obter esse gasto de energia. Tudo depende de seus objetivos e circunstâncias. Algumas pessoas só conseguem 30 minutos de treino por dia, outras só podem treinar ao longo do dia e os sortudos podem fazer uma sessão de duas horas. Aqueles que podem dedicar mais tempo ao exercício são os que mais se beneficiam.

Saiba Mais: Quer Emagrecer? Conheça o método de como eliminar de 5 a 10 kg nos próximos 12 dias e chegar ao peso ideal

Como perder peso? Variedade é fundamental

A pior coisa que você pode fazer quando você se exercita para perda de gordura é fazer uma coisa só. Nossos corpos são inteligentes, eles se adaptam e se adaptam rapidamente. O que ontem foi um desafio será muito mais fácil de fazer hoje e amanhã será muito fácil. Essa capacidade nos ajuda tremendamente em nossa vida cotidiana, mas quando treinamos para ganhar ou perder peso, isso se torna um problema.

Quanto mais o seu corpo está acostumado com a mesma atividade exata, menos você ganha e menos energia gasta realizando. Você queima menos calorias cada vez que faz isso e, eventualmente, atinge um platô.

Então, se você está treinando para perda de gordura é fundamental variar seu treinamento. Faça um treino diferente todas as vezes que for treinar, evite ter um padrão para que seu corpo precise se adaptar. 

O mesmo treino pode ser feito de forma diferente também:

  • Reduza o tempo de descanso
  • Aumentar o número de conjuntos
  • Aumentar o número de repetições
  • Faça isso mais rápido (alta queima)
  • Faça mais devagar (fortalecimento de força)
  • Modifique os exercícios para torná-los mais desafiadores

Você pode praticar esportes, fazer exercícios de peso e cardio, HIIT, correr e correr em um mix. Quanto mais confuso para seu corpo reconhecer um padrão, mais você ganha em cada sessão e mais energia queima no processo forçando seu corpo a cavar as reservas de gordura e liberar as extras. Desta forma você conseguirá a combinação vencedora para perda de peso e manutenção de peso saudável. 

Saiba Mais: Receitas Para Secar em 30 Dias

Deixe um comentário