Metas e Motivação para Emagrecer e Treinar (Como Alcançar Objetivos)

Metas e Motivação para Emagrecer e Treinar (Como Alcançar Objetivos)

Última Atualização 24 de janeiro de 2023 por Gabi Carvalho

Motivação para Emagrecer: Se você não tem, certamente abandonará seu objetivo em até 3 meses. Aliás, há algo de místico em torno de três meses de treinamento físico: é nesse momento que muita gente para de ir à academia.

É muito estranho, mas, ao longo dos anos, vi dezenas e dezenas de pessoas praticarem durante três ou quatro meses e, por alguma razão, desaparecerem depois disso.

metas para eagrecer

SAIBA MAIS: Descubra o Método de Emagrecimento Utilizado Por Milhares de Mulheres, Para Perder de 5 a 10KG Em Apenas 17 Dias

Algumas ficam doentes e nunca mais voltam. Outras decidem parar uma semana e acabam transformando o intervalo em pausa permanente.

Há também os preguiçosos de carteirinha que começam a dar desculpas de por que não se importam mais em entrar em forma.

Praticamente todos esses que desistiram tinham um ponto em comum: não estavam satisfeitos com os ganhos e, sem obter resultados visíveis por seu esforço, é compreensível que tenham perdido a motivação.

Felizmente, no seu caso, você não vai ter essa espécie de problema. Se seguir exatamente o que aprendeu neste programa, obterá ganhos incríveis e se sentirá mais motivado após três meses do que inclusive está agora.

Antes de entrarmos nos elementos práticos e concretos de treinos e dieta, porém, quero que você saiba que existem dois aspectos igualmente importantes de se alcançar o corpo dos seus sonhos.

Eu os chamo de “jogos externos” e “jogos internos” do treino.

O jogo externo tem a ver com as variáveis físicas: quanto peso levantar, como comer, como descansar, esse tipo de coisa.

É sobre elas que a maioria dos instrutores, dos livros e das revistas concentra suas atenções.

Como ter motivação para emagrecer e ganhar massa muscular

Mas o jogo interno é o lado menos comentado do treino e, se você não estiver com esse aspecto bem resolvido, estará aberto a vários tropeços.

Naturalmente, o jogo interno é o lado mental do treinamento e da alimentação, e é ele que realmente distingue o corpo sensacional do corpo medíocre.

Construir um físico espetacular não é uma questão de pegar carona em qualquer último programa que entre em moda e ocupe a mídia durante alguns meses.

Disciplina e Motivação para Emagrecer

É uma questão de adotar uma abordagem disciplinada e organizada de acordo com a maneira como você lida com seu corpo, e isso, para muita gente, envolve uma extensa mudança em seu estilo de vida.

Bom, as maiores barreiras mentais neste mundo são falta de motivação e falta de disciplina.

Geralmente as pessoas começam cheias de determinação e interesse e, em poucas semanas, a dedicação começa a vacilar.

Aquele novo programa de TV é bem na hora da academia… Uma hora a mais de sono realmente faria muita diferença… Uns dias de intervalo não são nada de mais… Outra refeição só com “comida de mentira” não vai fazer um estrago assim tão grande…

Bom, são essas as coisas que empurram você ladeira abaixo, que impedem até mesmo os menores resultados possíveis, e acabam levando você a parar, e pronto. Embora seja verdade que algumas pessoas são mais naturalmente disciplinadas do que outras, qualquer um pode usar os truques simples que vou para se preparar mentalmente para vencer e se manter em curso, mesmo quando perceber a tentação de se desviar.

20 Receitas de Suco Detox que ajudam a emagrecer

Motivação para Emagrecer: Como Determinar Metas de Fitness que o Motivem

Determinar metas para emagrecer e treinar para ganhar massa é uma coisa tão simples e banal que provavelmente você vai pensar que nem precisaria ser mencionada, mas precisa: antes de levantar algum peso ou cortar alguma caloria, você tem de ter metas específicas e tangíveis bem claras em mente, sabendo por que quer fazer isso.

As pessoas com metas vagas, irreais, não motivadoras, de saúde ou de condicionamento físico — ou até mesmo sem metas — são sempre as primeiras a parar.

São também fáceis de se identificar. Aparecem esporadicamente na academia e dão a impressão de sonâmbulos fazendo exercícios, passando de uma máquina para a seguinte, executando movimentos apenas mecanicamente.

Semana após semana elas se queixam de como é difícil perder ou ganhar peso.

Quem alcança seu objetivo é por que tem metas

Quero deixar uma coisa muito clara: alguém com o tipo de corpo que você aspira tem metas de saúde e condicionamento físico muito específicas e realistas, e é motivado por elas, progredindo de modo lento e consistente, dia a dia.

Quando essa pessoa atinge uma meta, já estabelece a próxima, e assim continuo a ter motivação para emagrecer e ganhar massa muscular.

É isso que iremos elaborar para você aqui. Os homens têm muitos motivos diferentes para treinar.

Alguns gostam do desafio de forçar o corpo além de seus limites. Alguns gostam de melhorar a aparência para impressionar as garotas. Há os que querem se sentir mais seguros de si mesmos. E outros querem se sentir bem e ficar saudáveis.

A realidade é que todos esses são bons motivos para levar a pessoa a treinar.

Sem dúvida, eu poderia dar a você uma bela lista com os benefícios de ficar em ótima forma, entre eles se sentir muito bem, ter um alto nível de energia, ter resistência a doenças e distúrbios, e assim por diante, mas a coisa mais importante é que você defina com a maior clareza possível o que é que o instiga a treinar.

Melhor forma para ter motivação para emagrecer

Um bom modo de começar a tratar disso é com aquele aspecto que as pessoas costumam achar o mais importante: o visual.

Olha, não há do que se envergonhar. Certamente todas as pessoas que eu conheço e que chegaram a ter um físico espetacular eram no mínimo 50% motivadas a ter aquela aparência incrível.

Claro que não levar a saúde em conta e só se importar com a aparência faz a pessoa usar drogas e ter outros hábitos perniciosos, mas não há nada errado em ser motivado pelo desejo de construir uma aparência invejável.

Eu dou muito valor à minha saúde e não sou exclusivamente motivado pela vaidade, mas estaria mentindo se dissesse que não me importo com minha aparência na mesma medida que com minha saúde.

Acho que ser musculoso e “sarado” é sensacional e me sinto bem toda vez que me olho no espelho.

SAIBA MAIS: Descubra o Método de Emagrecimento Utilizado Por Milhares de Mulheres, Para Perder de 5 a 10KG Em Apenas 17 Dias

#1 Qual a aparência do corpo ideal para você?

O primeiro passo para definir suas metas e ter motivação para emagrecer consiste em estabelecer a aparência que o corpo ideal tem para você.

Não só na sua cabeça, mas na realidade.

Você precisa encontrar fotos que tenham exatamente a aparência que você quer ter e guardá-las para usar como referência futura.

Pode parecer bobagem ficar na internet procurando fotos de homens “sarados”, mas é importante que tenha uma imagem visual exata de como quer que seu corpo fique.

Usar sem compromisso termos como “sarado” e “barriga tanquinho” para descrever sua meta não é tão motivador quanto olhar para as fotos de corpos de carne e osso com os quais você quer se parecer.

E aqui vai um fato: se você seguir o programa com precisão e se empenhar, pode ter o corpo dos seus sonhos.

O único caso no qual eu diria que esse programa não terá êxito é se você quiser ficar parecido com um halterofilista profissional.

Essa é outra história, do começo ao fim. Mas duvido que seja o seu objetivo.

A maioria dos homens quer apenas um corpo enxuto e musculoso, e todos podem chegar a isso, se se dedicarem e seguirem o planejamento correto.

Dois bons sites para pesquisar fotos de um corpo ideal para você são: SimplyShredded.com e BodySpace no BodyBuilding.com.

#2 Qual seria sua condição de saúde ideal?

Agora que você definiu qual a aparência que quer ter, vamos dar uma olhada no outro lado da moeda: sua saúde.

Mesmo que sua motivação básica para treinar seja ter determinado tipo de aparência, logo você perceberá que os benefícios para sua saúde são igualmente motivadores.

Você se sentirá fisicamente melhor, terá um nível mais alto de energia, ficará mais forte, se tornará mentalmente mais alerta, terá um apetite sexual mais vigoroso, entre outras melhoras.

Estipule aquela meta de saúde que ter motivação para emagrecer

A minha eu descrevo assim: ter um corpo com vitalidade, cheio de energia e força, livre de doenças, capaz de viver por muito tempo e que me permita permanecer ativo, desfrutando minha vida ao máximo.

Para mim, a coisa toda se resume a isso. Quero ter uma vida longa, me sentir bem, ver meus filhos crescerem e nunca sofrer de uma doença debilitante.

Estou seguro de que seu interesse pela saúde vai mais ou menos por aí, mas sinta-se livre para descrever seus critérios para uma condição de saúde ideal com as palavras que melhor traduzirem as próprias metas.

SAIBA MAIS: Descubra o Método de Emagrecimento Utilizado Por Milhares de Mulheres, Para Perder de 5 a 10KG Em Apenas 17 Dias

#3 Por que você quer alcançar essas metas?

Muito bem, agora que você já definiu como quer que seja sua aparência e que nível de saúde pretende manter, a próxima pergunta é: por quê?

Quais são as razões para você almejar essas metas?

Isso é algo completamente pessoal, portanto, escreva aquilo que o estiver motivando mais.

Pode ser que você queira aumentar sua autoconfiança; ou que queira praticar esportes com mais competência, ou extrair mais prazer de seus passatempos que são fisicamente exigentes.

Talvez queira receber mais atenção do sexo oposto, ou sentir a satisfação de ter superado barreiras físicas.

Pode querer se sentir em condições de participar de atividades físicas com seus filhos, ou derrotar os amigos em lutas livres amistosas.

Seja qual for o motivo que o inspira, apenas deixe-o registrado por escrito.

Em nome da simplicidade, primeiro anote os motivos para suas metas quanto à aparência, e depois se concentre nas metas de saúde.

Em suma Realizando esses passos simples, você terá criado uma poderosa “planilha de motivação” que sempre servirá para lhe apontar o caminho.

Quando se sentir um pouco cansado e estiver perto de dar as costas à academia, apenas dê uma rápida olhada em sua planilha e provavelmente você mudará de ideia.

Quando estiver no restaurante com os amigos, observando como se entopem com porcarias, enquanto você come seu peixe com legumes, saberá exatamente por que está fazendo isso.

Essa é a fórmula simples e poderosa que usei para me manter continuamente motivado a treinar e comer adequadamente durante anos.

Minhas metas foram mudando com o passar do tempo, mas sempre garanti que estava sabendo aonde estava indo e por quê.

É muito boa a chance de que você se beneficie enormemente fazendo a mesma coisa.